Seguidores

Visitantes

Tecnologia do Blogger.
sexta-feira, 25 de maio de 2012

Obtenção do biodiesel com o etóxido de potássio


etóxido de potássio + óleo de licuri
No dia 27.04.2012 a equipe realizou a primeiro experimento para obtenção do biodiesel através do óleo de licuri. Usou-se 40 mL de etanol  (para saber mais sobre ele clique aqui) com o 1,2g do hidróxido de potássio para obtenção de etóxido de potássio, que funciona como catalisador, a fim de ser misturado com o óleo de licuri, obtido através de procedimentos de extração a partir do coco de licuri.  Em um erlenmeyer de 150 mL o grupo adicionou o 60 mL do óleo de licuri que foi aquecido a 50ºc no agitador magnético antes de ser misturado ao catalizador. Em seguida misturaram o etóxido de potássio ao óleo e mantiveram o sistema a uma temperatura de 60ºc no agitador. 


Ao se misturar hidróxido de potássio (para saber mais clique aqui) com o etanol, o hidróxido deve ser dissolvido no álcool. A agitação deve ser realizada em um recipiente fechado, pois o hidróxido é muito hidroscópicoA tendência é ele absorver água. Se isso acontecer, pode vir a matar a reação. O ideal é que a mistura não entre em contato com a umidade do ar. Embora o etanol contenha uma pequena percentagem de água, deve-se evitar que atraiam mais água do ar. 


Ao final do experimento, tinham que ser formadas duas fases, uma de biodiesel e outra de glicerina (onde se encontrará o catalisador e outras substâncias liberadas durante a reação). Se viesse a ser formado algo, teria que decantar, mas não foi o que ocorreu. O grupo não conseguiu obter o biodiesel com o uso do etanol.
Aquecimento e Agitação Magnética

0 comentários: